Se, por exemplo, tivermos alguma imagem que se deseja transformar em um widget, ou num pequeno slideshow de fotos, pode-se transformar esse conteúdo num widget.
Podemos ainda realizar a concatenação de widgets através de código HTML e que eventualmente necessitemos de transformar num só ou adicionar algum conteúdo que consideremos importante.
Criar um Widget W3C
Vamos dar o exemplo muito simples em como criar um widget a partir de uma página HTML.
Primeiro é necessário separar os ficheiros numa pasta específica, com os diferentes arquivos a utilizar.
No nosso caso que é apenas a inserção da palavra “Recursos “Travel Well” no widget LRE apenas serão necessários 3 ficheiros.
O próximo passo é criar uma página HTML com o que se pretende. No nosso caso é :
<html>
<body>
<div>Recursos
<b>"<i>Travel
Well</i>"</b></div> <iframe width="450"
height="360" style="border: medium none;" src="http://wookie.eun.org:80/wookie/wservices/wookie.apache.org/widgets/lrewidptTW/widget.htm?idkey=a6.pl.ZfHVslZZCMYSKGcsw9nTL38Y.eq.&proxy=http://wookie.eun.org:80/wookie/proxy&st="></iframe>
</body>
</html>
Este ficheiro terá o nome index.html
O próximo passo é criar o arquivo de configuração que irá transformar este documento HTML em um widget.
O arquivo de configuração é chamado config.xml.
No exemplo a seguir encontram-se os detalhes mínimos necessários para a criação do Widget.
Exemplo de código:
<widget
xmlns="http://www.w3.org/ns/widgets"
id="http://wookie.apache.org/widgets/LRE Travel
Well PT"
version="0.1"
width="630" height="580" >
<name>LRE Travel Well Portugal</name>
<description>Widget LRE Travel Well</description>
<content src="index.html"/>
<icon src="icon.png"/>
<author>Fernando Campos</author>
</widget>
O ficheiro de configuração a criar “config.xml” incluí identificação (tem de ser única relativamente ao conteúdo existente no Widget Store) e ainda informação sobre a largura e altura do widget (width="630" height="580") em pixel. É ainda necessário indicar a descrição do widget (Widget LRE Travel Well) e criar previamente o ícone que deverá aparecer, quando se faz a pesquisa da widget (imagen de icon.png).
A pasta onde se armazenam os ficheiros contém todos os arquivos e as informações necessárias para criar o widget:
Após a criação dos ficheiros necessários à implementação das Widgets W3C é necessário criar um arquivo zip usando Winzip ou uma aplicação similar. Depois de criado o ficheiro Zip (que deverá conter os ficheiros config.xml, icon.png, índex.html) é necessário renomear o nome da extensão para wgt e só de seguida enviar para a Widget Store.
É assim necessário um mínimo de três ficheiros para a criação de um Widget W3C:
Um ficheiro com o código HTML (índex.html), um segundo com o código de configuração necessário para os atributos do Widget Store (config.xml)e um terceiro ficheiro com o ícone a utilizar como representação do Widget (icon.png).
Se realizado com sucesso o envio do ficheiro “índex.wgt”deverá surgir o ícone e a indicação do Widget enviado seguido de um ecrã com os detalhes do Widget.
Depois de criado o ficheiro Zip (que deverá conter os ficheiros config.xml, icon.png, índex.html) é necessário renomear o nome da extensão para wgt e só de seguida enviar para a Widget Store.
A seguir deverão ser colocadas as etiquetas, e funcionalidades ou críticas. O resultado obtido através da opção View deverá ser algo semelhante à imagem e texto seguinte.
E agora o widget está pronto para ser usado em qualquer plataforma como Moodle, dotLRN ou qualquer outra plataforma que permite a incorporação de widgets, como o SMART Notebook ou Promethean ActivInspire..
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