WidgetStore

De forma a ficar disponível a toda a comunidade de professores que utilizam os Widgets através da opção WidgetStore, é necessário o envio destes através de uma plataforma específica.
É necessário ter em atenção que existe mais que uma forma de aceder ao WidgetStore com possibilidade de envio de Widgets.
Uma das formas não implica registo e a outra implica um registo prévio acedendo através de um Login.
No caso de pretenderem enviar os Widgets é necessário o registo prévio, por exemplo através da conta do Facebook ou OpenID (cada uma cria um perfil especifico e independente).
A outra forma de aceder sem necessidade de inserção de credenciais permite aceder aos Widgets através do WidgetStore, mas não o envio para o sistema.

Para aceder ao WidgetStore com registo de credenciais:
1- Aceder através do endereço http://wookie.eun.org/Store/ , na opção Login (canto superior direito).

Existem neste caso várias opções de Login. Uma destas é a utilização da conta de OpenID, que já foi realizada para o acesso à comunidade iTEC. Este login permite ter o controle das Widgets que foram enviadas para a WidgetStore, por parte do/a professor/a e também possibilita o envio de recursos para serem transformados em Widgets.
  Outra das possíveis opções de acesso ao WidgetStore é através da plataforma Moodle, se já tiver registado anteriormente e permita acesso aos cursos.

1. iTEC Moodle - http://itec-moodle.eun.org
2. O WidgetStore do Moodle iTEC permite criar Widgets a partir de páginas Web ou ficheiros Flash.
3. O/A professor/a deve estar registado no Moodle do iTEC para aceder à disciplina WidgetStore.
4. Na página itec.eun.org, estão disponíveis guiões e mais informação sobre a criação de Widgets - http://itec.eun.org/web/guest/widgets_creating


Incluir a Widget Store numa plataforma

Existem várias formas de incluir a Widget Store em mais de uma plataforma.

Em Portugal e neste ciclo de pilotagem a Widget Store está inserida na plataforma Moodle, da Equipa de recursos e Tecnologias Educativas e foi pré-instalada através de um módulo especifico que foi adaptado.
 A partir da opção de Blocos, deverá estar disponível a opção Widget Store.
Outra das formas de incluir a Widget Store é através de código embebido. Esse código pode ser incorporado em qualquer página ou plataforma como Blogues, que tenham a possibilidade de suportar código de embeber.

Exemplo de código de embeber:
<iframe style="border:none" src="http://wookie.eun.org:80/wookie/wservices/wookie.apache.org/widgets/WidgetStore/index.html?idkey=o.pl.3Tiof.sl.aG.sl.z0YdKoBv0TNqK4pU.eq.&proxy=http://wookie.eun.org:80/wookie/proxy&st=" height="640" width="1024"></iframe>


Temos assim formas diferentes de aceder ao Widget Store através de três mecanismos diferentes:
- O primeiro através do uso da plataforma Moodle - http://itec-moodle.eun.org , um segundo através da hiperligação http://wookie.eun.org/StoreClient/ e em terceiro através da Widget que foi criado para o Widget Store (ver código de embeber nesta página).

Navegar e pesquisar na Widget Store


O Widget Store permite que o professor pesquise widgets organizadas em categorias, percorrendo facilmente as mesmas e possibilitando a análise com mais detalhes de um widget específico, a partir da seleção da ferramenta para inclusão direta numa  shell
A primeira página é o ponto de entrada para a WidgetStore e contém a maioria das ferramentas que o professor precisa para procurar widgets. Esta página  é dividida em três seções principais:

• pesquisa
• navegação por categorias ou marcas
• visão sumária dos widgets.



No canto superior direito é a caixa de pesquisa, que permite pesquisar para widgets baseados no título do widget ou descrição. À esquerda, estão as categorias e etiquetas.

As categorias contém as seguintes opções:
All Widgets; Most Recent; Most Popular; Most Down Load; UpLoad New Widgets e MyWidgets. As duas ultimas opções só deverão funcionar se existir Login na plataforma.
   
Clicar numa das categorias e a aplicação irá mostrar uma lista de widgets que estão associados a essa categoria de acordo com a sua ordenação e critério de filtragem.

Relativamente à pesquisa, se por exemplo quisermos encontrar as widgets desenvolvidas para o LRE, deveremos nos campos de pesquisa escrever LRE, que o sistema pesquisa pela palavra escolhida.

Surgem as quatro opções atualmente existentes de widgets para o LRE ( 3 na imagem). Versão em língua inglesa, versão em língua portuguesa e versão em língua portuguesa de pesquisa exclusiva de recursos com características do tipo “bons viajantes” (LRE Portuguese Travel Well) e ainda LRE Travel Well Portugal.

Neste caso estas widgets foram criadas por outro utilizador o que permite comentar a widget mas não apagar as mesmas.

Se por exemplo no campo de pesquisa escrever “conversao”, surge a widget específica que começa por esse nome. É o caso da widget criada para a conversão de anos em séculos.

De referir que quando do envio do conteúdo para a criação de widgets, não devem ser usados nomes com carateres portugueses, isto é nomes com acentuação em qualquer das letras.

Na opção My Widgets, surgem apenas as widgets que foram enviadas pelo/a professor/a, para a Widget Store, como o exemplo de seguida indica.

Informações Widget
Se for escolhido um determinado Widget enviado pelo professor/a para a Widget Store é possível alterar as informações acerca do Widget, permitindo ainda comentários sobre o mesmo ou alteração de etiquetas.

No canto superior esquerdo do ecrã existem informações sobre as funcionalidades do widget, e datas atualizadas.
Após a ligação à WidgetStore é possível editar a lista de funcionalidades do widget. Através da edição dos campos  “Funcionalities” e “Select an existing tag”:. É ainda possível realizar um comentário sobre a utilização da Widget no campo de “review”.


Sem comentários:

Enviar um comentário