Título: Exercício de aula
Área disciplinar - Matemática
Ano de escolaridade - 8º ano
Tema/tópico curricular – Planeamento estatístico;
Objetivo(s): Compreender e determinar a mediana, os quartis e a amplitude interquartis de um conjunto de dados e utilizá-los na sua interpretação;
Duração: 1 tempo letivo;
Área disciplinar - Matemática
Ano de escolaridade - 8º ano
Tema/tópico curricular – Planeamento estatístico;
Objetivo(s): Compreender e determinar a mediana, os quartis e a amplitude interquartis de um conjunto de dados e utilizá-los na sua interpretação;
Duração: 1 tempo letivo;
Ambiente: página integrada no Moodle;
Contexto/Estratégia de trabalho: Os alunos observaram o vídeo em grande grupo; realizaram noutro momento, individualmente, o 2º exercício(resolveram no word, com captura da imagem do gráfico e enviaram para o seu eportefólio no moodle); num outro momento, exploraram o 3º exercício, com discussão em grande grupo;
Comentário: O ambiente integrado das Widgets pareceu-me ser mais organizado, permitindo uma visualização imediata dos conteúdos a observar, comparativamente com os links disponibilizados numa determinada página web;
Atividade de Aprendizagem iTEC: Explorar
Professor: Ana Paula Alves
Exercício:
1.Observa o vídeo que explica a construção e a interpretação de um diagrama de extremos e quartis:
Contexto/Estratégia de trabalho: Os alunos observaram o vídeo em grande grupo; realizaram noutro momento, individualmente, o 2º exercício(resolveram no word, com captura da imagem do gráfico e enviaram para o seu eportefólio no moodle); num outro momento, exploraram o 3º exercício, com discussão em grande grupo;
Comentário: O ambiente integrado das Widgets pareceu-me ser mais organizado, permitindo uma visualização imediata dos conteúdos a observar, comparativamente com os links disponibilizados numa determinada página web;
Atividade de Aprendizagem iTEC: Explorar
Professor: Ana Paula Alves
Exercício:
1.Observa o vídeo que explica a construção e a interpretação de um diagrama de extremos e quartis:
2. Resolve o seguinte problema:
Perguntou-se a 21 famílias quantos litros de leite gastam, em média, por dia. Os dados encontrados são os registados a seguir:
3 1 2 2 4 2 1 2 4 1 1 1 1 2 2 1 1 2 3 4 1
2.1. Insere os dados na aplicação e representa o diagrama de extremos e quartis (recurso: Guião)
2.2. Indica:
a)a média b)a moda c) a mediana d) a amplitude e)os quartis f) a amplitude interquartis
2.3. Calcula a percentagem de famílias que consome menos de 3 litros de leite, em média, por dia.
2.4. Interpreta o gráfico referindo as percentagens mais significativas e a classificação da amostra quanto à simetria (Recurso: Doc nº20)
2.5. No exemplo dado, qual a medida de localização mais adequada, a média ou a mediana? Porquê?
3. Na aplicação seguinte faz correr novos dados ("New Data Set") e interpreta cada nova situação, identificando os extremos, a mediana, os quartis e referindo o afastamento da média relativamente à mediana.
3 1 2 2 4 2 1 2 4 1 1 1 1 2 2 1 1 2 3 4 1
2.1. Insere os dados na aplicação e representa o diagrama de extremos e quartis (recurso: Guião)
2.2. Indica:
a)a média b)a moda c) a mediana d) a amplitude e)os quartis f) a amplitude interquartis
2.3. Calcula a percentagem de famílias que consome menos de 3 litros de leite, em média, por dia.
2.4. Interpreta o gráfico referindo as percentagens mais significativas e a classificação da amostra quanto à simetria (Recurso: Doc nº20)
2.5. No exemplo dado, qual a medida de localização mais adequada, a média ou a mediana? Porquê?
3. Na aplicação seguinte faz correr novos dados ("New Data Set") e interpreta cada nova situação, identificando os extremos, a mediana, os quartis e referindo o afastamento da média relativamente à mediana.
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